terça-feira, 19 de abril de 2011

À moda antiga: o próprio nome já diz tudo.

É uma referência que soa bonito, que se ouve bastante, mas infelizmente a maioria das pessoas que mencionam tal termo o usam de forma hipócrita. Qual menino nunca ouviu em casa, na família ou até mesmo na escola que, mulheres gostam de rapazes à moda antiga?
Ficou uma coisa tão comum em se dizer que, de fato, não se sabem mais o real sentido disso tudo. Quando o homem não atrai o sexo oposto simplesmente por sua aparência física, ele é obrigado a aprender a se portar à moda antiga, na esperança de que isso faça com que elas o vejam como é de verdade, apesar dos desetendimentos de traços que seu rosto apresenta.



Não é necessário mencionar muitas características deste tipo de homem. É sempre o típico romântico: elabora com cuidado o que vai dizer, liga no dia seguinte, manda flores sem data especial, ouve ao máximo os problemas da companheira (ou em alguns casos pelo menos finge, tudo que ela quer é ser ouvida e um pouco de atenção). É aquele personagem de filme clichê, mas que muitas das vezes, é também o principal de um filme campeão de bilheterias. A diferença é que nos filmes, o cara além de ser assim, é um galã. Dai fica fácil, né? Mas, voltando à realidade, a maior parte que é galã não sente necessidade em desenvolver um ritual de conquista. Ele sabe que basta sair na rua pra conseguir o que quer. Então fiquemos com os "feinhos", que estudam à fundo o comportamente da mulher, tentam reparar na cor do brinco, no corte de cabelo, na combinação do sapato com a roupa, e todas as outras coisas que ouvimos as moças comentar como qualidades ótimas em um homem: o poder de obersvação. Esse rapaz, que se preocupa com cada palavra que vai falar, com cada detalhe que vai reparar, sempre se anima com uma nova conquista.


Traz uma sensação de desafio, com picos de adrenalina em certas ocasiões. Muda com o ciclo biológico dele, faz perder o sono mesmo cansado, faz suar mesmo no frio, faz tremer mesmo no calor. É uma verdadeira explosão de hormônios incontrolável, e a solução sempre parece ser estar com a pessoa. É ai que ele tenta por em prática tudo aquilo que ficou horas, anos lendo sobre. E na empolgação, segue os conselhos que lhe foram dados, mas esquece do mais importante: o tempo passou e as pessoas não mais pensam da mesma forma. A parte da hipocrisia vem quando a mulher que diz gostar de tudo isso, se assusta com alguém assim. Chega a carcterizar o sujeito como louco. Todas essas qualidades agora viraram defeitos, tornaram-se os motivos principais pra que ela não consiga dar a oportunidade de se apaixonar, simplesmente por um sentimento de medo. É, os tempos mudaram, a maioria dos homens hoje em dia se porta como animais que agem por insinto, e infelizmente a maior parcela feminina se acostumou com isso, ao ponto de ser tão normal que virou bonito. Qual mulher, em uma roda só de amigas, nunca deboxou daquele menino estranho que mandou flores, sem mesmo conhecê-la? Qual mulher não se sentiu o máximo por ter acontecido isso com ela?

Na verdade, essas atitudes atingem somente o ego. Somente alimentam a necessidade natural delas da aprovação no círculo masculino. Faz com que elas se sintam ótimas, afinal, um homem se deu ao trabalho de enviar flores, bilhetes, recados, juras de amor e etc. Não existe um culpado nisso tudo. Tanto homens quanto mulheres desenvolveram essa nova conduta, que numa forma totalmente contraditória, nos diz que se você quer alguém, fique longe dela. Ora bolas, não seria o contrário? Enfim, o mundo se tornou mais frio, mais racional e menos sentimental. O lado emocional muitas vezes nos atrapalha em decisões, porém, é uma das únicas coisas que nos diferencia dos animais irracionais, animais esses que mantem relações simplesmente por instinto. E cá entre nós, vemos muitos desses animais andando por ai disfaçados de seres humanos. Hoje em dia parece que é assim: se você tá com vontade de conhecer alguém, ou se já tem sentimento pela pessoa, ao invés de demonstrar isso tem que deixar ela longe de você... o famoso "fazer sentir falta". Mas, se você não falar nada e nem for atrás da pessoa, como que ela vai ficar sabendo de seu interesse? É simples, né? Mas quase todo mundo insiste em complicar.



Pegue todo o conhecimento que tens sobre como conquistar uma mulher, guarde-o bem seguro (não jogue fora), e espere pra que um dia lhe seja útil. Não é errado ser à moda antiga, algumas delas até gostam mesmo, mas o que não sei ainda é onde encontrar um lugar onde eu possa deixar todo esse ritual à mostra, ao invés de esconder, pelo fato de hoje os tempos serem "diferentes". Sem perceber, as pessoas (homem e mulheres) ficaram frias, sem sentimentos, sem ideologias, sem sonhos. A mídia ajuda muito nisso, pois faz a analogia de uma pessoa fria e solitária à uma rocha dura e inquebrável. Aí eu te pergunto: o que é mais belo? Uma rocha sem graça, ou uma flor colorida? Essas "rochas humanas" na maior parte dos casos assim se portam talvez por duas coisas. Pelo medo de se envolver e pelo receio de se machucar. Pensando serem mais fortes, escolhem esse esteritípo para usar. Mas, analizando a fundo, uma pessoa com medo não seria uma pessoa fraca? O homem à moda antiga, por mais que tenha decepções, jamais vai deixar de ser assim, jamais fica com medo de uma nova batalha, por mais que tenha sido derrotado em outras passdas, iguais a essa "nova". Esse homem é o forte, é aquele que não tem medo do que pode acontecer, ele simplesmente quer conseguir conquistar a mulher e acabar com o sofrimento por estar longe dela.

Em todo lugar do mundo encontra-se situações iguais à essa, e por mais que digam o contrário, temos que aceitar que como o próprio nome diz, essa moda é antiga... e hoje, vivemos numa época nem mais moderna, já passamos para o contemporâneo, que nos traz mais distante ainda do antigo (ultrapassado).

12 comentários:

  1. O que é verdadeiro permanece, isso é fato. Essa epidemia dos relacionamentos banais, e o achismo de que se envolver é apenas pegação é muito típico daqueles que não tem amor próprio. Isso tudo é passageiro, efémero, pode parecer interessante no momento, mas depois que passa, depois da curtição, rola uma depressão, um vazio, que nem a bebida e nenhum outro artifício cura. As pessoas precisam cair na real e valorizar o que é verdadeiro, tempos modernos, deveria ser sinônimo de caráter e conduta, ao saber respeitar-se e respeitar os outros também.
    A moda antiga nos ensina que ao invés de evoluírmos, estamos regredindo. Uma pena!

    ResponderExcluir
  2. Eis aí, Fúlvia, o prágrafo faltante no texto. Concordo com suas palavras.

    ResponderExcluir
  3. San. disse tudo! Acredito que atualmente é exatamente isso o que vem ocorrendo! Não assumimos nossos sentimentos e fazemos transparecer o contrário: se amamos...fingimos ignorar! Muito contraditório!

    ResponderExcluir
  4. Adorei.
    Próximo tema deveria ser: Por que os homens conquistam por conquistar e então dispensam? rs

    ResponderExcluir
  5. Santi, o texto tá muito bom, cara, mas me levar a crer que até hoje você não conheceu uma MULHER, de verdade. Eu já tive a sorte, mas vacilei e perdi.

    Eu sou "à moda antiga", e não tenho vergonha nenhuma. Por sinal, me orgulho disso. É bom hoje em dia se diferenciar dos tantos outros e ter alguma reconhecimento por isso.

    E Lê, isso eu te explico qualquer dia. Procurar a conquista e depois dispensar, infelizmente, é darwinismo (ou algo parecido com isso).

    ResponderExcluir
  6. Koxa, muito agradecido pelo elogio ao texto. Não que eu não tenha encontrado uma MULHER ainda, já aconteceu sim, não é nenhum segredo que eu já namorei até que demais nessa minha vida (rs).
    Porém, nos dias de hoje, ainda sim vejo por aí algumas mulheres de verdade, o problema é que elas não conseguem ver o homem em mim... cheguei à conclusão de que, se no meio profissional nós temos um teto salarial, inventei o termo chamado teto "relacionamental", e neste parâmetro, meu teto é ser um ótimo amigo com quem conversar... nada além disso.

    ResponderExcluir
  7. preciso dizer, mas juro que nunca nem "feinho" à moda antiga encontrei, preciso rever os lugares que frequento, mas muito bom apesar de discordar em muitas coisas ;)

    ResponderExcluir
  8. Sensacional!! Concordo com tudo! Tb quero o mesmo tema da Lê! Acabou de acontecer comigo!!!

    ResponderExcluir
  9. caro San... se ainda existe esse homem a moda antiga, não o tenho encontrado, me sentiria lisonjeada se dentre um encontro ao acaso ele surgisse por entre mascaras e trejeitos atuais... será que ainda é possivel ou será que esse homem se tornou apenas mais um personagem de histórias, lenda urbanda dentre tantas...será que minha visão esta tão nublada que ainda não me permitiu encontra-lo? Preciso retirar meus óculos escuros e usar mais colirio...talves isso ajude...rsrsrs..

    ResponderExcluir
  10. Oh, as vezes não é que as mulheres que não veem o homem em você, e sim você que não mostra. Não se enfie numa casca de nós tão dura que ninguém quebre; às vezes a auto-defesa pode virar um auto-ataque ;)

    Cheers, my friend!

    ResponderExcluir
  11. Amor que não se pede... amor que não se mede.

    ResponderExcluir
  12. adorei, nem tenho o que retrucar, não mudo nada não!

    ResponderExcluir